Transformação de fábrica degradada em hotel 4 estrelas
Foi considerada a melhor reabilitação urbana em Portugal na categoria de Turismo.
A obra de reabilitação de uma antiga fábrica degrada em Campanhã, na cidade do Porto, venceu esta quarta-feira o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria de Turismo. A obra esteve a cargo da construtora Grupo Casais, com sede em Mire de Tibães, concelho de Braga.
Aquilo que era uma antiga fábrica de componentes elétricos dos anos 80, inserida num perímetro bastante degradado nas imediações da estação de comboios de Campanhã, transformou-se num hotel de quatro estrelas, com temática diferenciadora, numa aposta clara na cultura e na música como agregadores de turistas para a região Norte do país.
Seguindo o cadastro das edificações já existentes, e verificando-se que as estruturas poderiam ser reaproveitadas, o projeto, a cargo da Arquitetos Aliados + Susana Leite, salvaguardou a fachada principal do prédio, em jeito industrial, de frente para a rua, e ainda as distâncias regulamentares em relação aos prédios adjacentes.
Para além das valências já elencadas, conta ainda com sala de reunião e de conferências, sala de trabalho e co-working, sala de espetáculos, sala de cinema, biblioteca/fonoteca, salas de ensaio de música, camarins, horta, piscina e jardins.